Munidos de suas palavras de ordem, conflitos que, para muitos que participam dos protestos, nem tem um fundamento aceitável, pedras, paus e e faixas com dizeres contra os "tais 20 centavos". Populares se preparam para a guerra civil que se arrasta por toda essa semana e que, por mais que seja dito que haja uma trégua amanha, após a reunião com a liderança do Estado, creio eu, em minha humilde opinião, não haverá data de termino.
Veja bem, não estou afirmando que os cidadãos paulistanos estejam errados em dar sua parte como participante da sociedade e apresentar seu ideal sobre como é administrado o financeiro popular, viso a falta de comunicação entre manifestantes, polícia, governo e civis.
Você pode perguntar "Ué? Mas os manifestantes também não são civis?" sim, eles são, porém, entre todo este manifesto, conseguimos observar que há "lobos entre as ovelhas", não, os manifestantes não são as ovelhas, muito menos a polícia.
O caso é, vimos a liderança e alguns participantes da manifestação dizerem que em nenhum momento eles foram às ruas para propagar o ódio e a anarquia, mas lamentavelmente algumas pessoas se apropriaram do momento para depredarem vias públicas, atacarem a polícia com pedras e destruírem patrimônios, públicos e provados.
O mais triste é saber que este foi o estopim para uma grande guerra, onde inocentes ou pessoas que simplesmente queriam manter a ordem, foram ataca e atingidas sem nem mesmo um prévio aviso.
Sensacionalista? Não sei, o fotógrafo Drago, quem espalhou a imagem do policial ensanguentado, afirmou por sua vez, que pressionou o botão da máquina por instinto, "Todos começaram a correr e, de repente, o cara estava na minha frente apontando uma arma. Minha reação foi fotografar como instinto de segurança, porque ele poderia atirar em mim a qualquer momento.", disse o jovem fotógrafo que compõem o "Selva SP", grupo de profissionais que se dedicam a flagrar acontecimentos pelas ruas de São Paulo.
E se o policial realmente tivesse atirado, seria o bandido por ter uma arma na mão e não uma pedra? E se ele deixasse o "manifestante" pichar um órgão público, seria bandido por deixar de exercer sua função de não permitir que destruam patrimônio público? Já pensou se a polícia cruzasse os braços e deixasse toda essa galera anarquizar, quebrar tudo, destruir, tacar pedra nos policiais e não fizessem nada? Seria melhor assim?
Giuliana Vallone, jornalista da Folha de S. Paulo, levou um tiro de bala de borracha durante os protestos da Paulista. Dizem que ela escrevia muito sobre os manifestantes usando o termo "baderneiros", entretanto, por não conhecer seu trabalho não posso afirmar isso. Giuliana já havia saído da "zona de conflito" e se encontrava na Augusta, rua que cruza a Av. Paulista, ela que já estava acompanhando os protestos desde o primeiro dia de confronto, tentou ser "legal" e proteger uma mulher que estava passando pela via, indicando que esta ficasse dentro de um estacionamento próximo a elas, ao sair do lugar para ver se a tropa de choque já havia saído, pode ver um policial mirar sua arma diretamente a ela e ao seu colega e atirar.
A dúvida que paira em minha cabeça é: "porque atirar em uma pessoa desarmada, que não estava fazendo algo que pudesse se dizer perigoso, nem se quer atacando de alguma forma a policia?"
Pode se pensar que quem deveria nos defender está nos atacando? Isso seria uma maldade? Seria cruel de nossa parte acreditar que eles estão friamente "eliminando" as pessoas de uma via mundialmente conhecida?
Manifestos estão sendo organizados via internet, e se alastram pelo território nacional. Enquanto escrevia este texto, fui convidada para um protesto no ABC Paulista. São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Rondônia, Turquia, França e outros, estão começando a se organizar para uma nova maratona de gritos, violência e confrontos.
Mas porque mesmo estamos lutando?
O mais interessante é que MUITOS não sabem. "Tarifa Zero", "Gastos com a Copa", "Gastos com as Olimpíadas", "Estádios"? Você... é VOCÊ que está lendo isso, que com certeza deve ter postado algo contra ou a favor de tudo isso, VOCÊ que se mobiliza só quando o país está a beira do caos, mas que não mexe sua bunda pra sair de casa e levar sopa para moradores de rua num dia de muito frio, porque está quente e confortável e tem internet onde pode se "manifestar" contra pessoas que não fazem ABSOLUTAMENTE NADA, como VOCÊ!
Você que provavelmente vai aparecer em algum protesto só para fazer parte do "oba oba" mas que com CERTEZA ABSOLUTA, de alguma forma vai lucrar ou participar da Copa do Mundo no Brasil!
VOCÊ QUE NUNCA FEZ NADA PRA MELHORAR NEM SE QUER O SEU BAIRRO QUE COM CERTEZA TEM ALGUM POSTE APAGADO NUMA RUA QUE PODE TER ALGUM ASSALTO EM ALGUM HORÁRIO, MAS QUE NINGUÉM FEZ NADA PARA MUDAR ISSO, E VOCÊ ESTAVA PREOCUPADO DEMAIS POSTANDO COISAS NO SEU FACEBOOK À MANDAR UMA CARTA A PREFEITURA OU IR ATÉ LÁ RECLAMAR!
VOCÊ.... VOCÊ MESMO QUE ESTÁ LENDO ISSO E ATÉ AGORA ESTÁ CONCORDANDO, MAS QUE NÃO SAI DE CASA PARA MELHORAR O MUNDO EM DIAS COMUNS E ESTÁ PREPARADO PARA LEVANTAR UM CARTAZ AMANHA DIZENDO "TARIFA ZERO", MAS NÃO PERCEBEU QUE SE ENCAIXA EM PELO MENOS UMA DAS COISAS QUE EU DISSE...
Você, sabe porque e para quem está lutando?
Espero que amanha seja o PRIMEIRO dia de uma nova vida para você. Espero que ano que vem quando você estiver gritando "VAAAAI BRASIIIIL!" Pelas ruas, se lembre que foi o SEU DINHEIRO que fez todo este Carnaval fora de época enquanto crianças morrem de fome e sede no sertão nordestino. E VOCÊ? Ahhh é! Você tinha que apoiar um protesto.... Maaaas.... estava apoiando o que mesmo???
UMA DICA: Vá para os protestos amanhã, com uma camisa do Brasil, pompons verde e branco e mostre ao mundo porque REALMENTE VOCÊ ESTÁ PROTESTANDO! Vá lá e mostre que "a rua é a maior arquibancada do Brasil" e é isso que o mundo vai ver na Copa de 2014!
Nenhum comentário:
Postar um comentário